segunda-feira, 19 de outubro de 2009


* Luzes artificiais X Pele

Olá...
bom pessoal, não sei se já comentei aqui, mas até alguns anos atrás, eu adorava ficar horas me bronzeando ao sol! O que importava eram as marquinhas do biquini, e eu pouco me preocupava com protetores solares... apesar de ter a pele clara, nunca fui de ficar vermelha ou ter queimaduras solares, o que agravava ainda mais minha displicência. Não sentia os efeitos e achava que poderia mesmo abusar!O tempo passou e eu comecei a ter mais cuidados, principalmente depois de começar meus tratamentos dermatológicos. Hoje não saio mais de casa sem protetor solar fator 30, faça chuva ou faça sol, e acostumei a usar o produto até durante a noite e em ambientes fechados.Mesmo sem me ser recomendado ou sem eu ter informações específicas a respeito, eu acreditava que mesmo as luzes das lâmpadas poderiam prejudicar minha pele.
E não é que hoje achei um artigo a respeito do assunto?!
"A luz do computador ou de lâmpadas fluorescentes pode manchar a pele. Chamada luz visível, esse tipo de radiação, que também é emitida pelo sol, causa alterações no DNA da pele, assim como os raios ultravioleta (UVA e UVB). A conclusão é de uma revisão de estudos publicada na revista Photochemistry and Photobiology". (Folha de S. Paulo)

Como foi dito acima, a luz visível não deve ser confundida com os raios ultravioleta. A Luz visível, como o próprio nome diz, é a porção de luz que o olho humano é capaz de perceber, já que provoca estímulo à retina. Os raios UVA e UVB fazem parte de um espectro invisível.A luz visível representa cerca de 40 a 45% do total de radiação que recebemos do sol (sem contar fontes artificiais, como as lâmpadas), enquanto a radiação ultravioleta representa de 5 a 10% e a radiação infravermelha, 50%.Resultados de pesquisas apontam o papel da luz visível na hiperpigmentação da pele, ou seja, sua influência no aparecimento de manchas como o melasma, melanoses solares (manchas marrons comuns nas mãos e faces e normalmente chamadas de manchas senis), manchas após procedimentos dermatológicos e manchas em cicatrizes de acne. Ela seria responsável também pela produção de 1/3 de radicais livres produzidos a partir dos raios solares, os quais tem papel evidente no processo de envelhecimento cutâneo (a luz UV é responsável pelos 2/3 restantes do dano oxidativo).Os prejuízos causados pela exposição à luz visível em ambientes fechados é bem menos prejudicial do que a exposição à luz solar em si (8 horas de luz artificial são equivalentes a 1 minuto e 20 segundos de exposição solar em um dia de verão), porém, especialistas afirmam que pessoas que estão sob tratamentos de pele (como peeling e laser) ou que têm doenças desencadeadas pelo sol (como o lúpus) devem se proteger.

Como nem tudo é perfeito e apesar de minha intuição estar certa e ser recomendado o uso de proteção solar em todas as épocas do ano, os protetores solares com os quais estamos acostumados (filtros químicos) protegem apenas contra os raios ultravioletas.O único tipo de produto que bloqueia o efeito da luz visível na pele são os filtros físicos, que refletem e dispersam a energia da luz, construindo uma barreira física às radiações solares; ou seja, temos aí um probleminha: tais filtros físicos são aqueles opacos, que não são absorvidos totalmente e deixam o rosto todo branco, parecendo máscara... fica um pouco difícil para quem trabalha em escritório o dia todo, por exemplo, passar o dia com o rostinho branco!!! :SUm recurso interessante são as bases que contêm proteção solar em sua fórmula. Além de auxiliar na correção das imperfeições da pele, combinam os filtros físico e químico simultaneamente. E não é porque é BASE que pode ser usada só pelas mulheres, hein meninos?!
De qualquer maneira, também não há motivo para pânico. A luz visível não causa câncer e deve ser motivo de preocupação apenas para pessoas portadoras de doenças que podem ser desencadeadas pela exposição solar, como o lúpus.Mesmo assim, vale a dica!! Não vamos ficar escravos dela, mas saber um pouco a respeito nunca é demais! O que der para ser feito, que seja feito, na medida do possível!!!Ah... não esqueçam dos chapéus e bonés nos dias de praia e caminhada!!!!
Nossa saúde e beleza agradecem!

Bjos!!!




Um comentário:

Deixe aqui seu recadinho!!! As respostas aos comentários serão dadas no próprio post!! Bjos!!!